Antes de Bayhem: Explorando as origens de vídeo de música de Michael Bay

Michael Bay tornou-se um nome familiar graças ao seu trabalho em títulos de Hollywood de Blockbuster como armageddon, pearl Harbor e os cinco primeiros filmes de Transformers de Acção ao Vivo. Como diretor, a Bay abraça a filmagem maximalista em uma escala que poucos de seus contemporâneos fazem. Seu amor por explodir as coisas e trazer peças enormes de CGI para a vida até resultou na criação de "Bayhem", um termo cunhado como uma taquigrafia para descrever a cilindrada de ação entorpecente e esmagadora que a baía é especializada em.

Michael Bay - What is Bayhem?

Conteúdo

  • Os primeiros dias
  • Aperfeiçoando sua visão
  • Um ponto de virada
  • Um arco claro

Mas que os fãs modernos da baía podem não saber é que o cineasta primeiro fez um nome para si mesmo direcionando dezenas de vídeos de música de alto perfil ao longo do final dos anos 80 e início dos anos 90. Ao longo desta vez, a Bay fez vídeos de música para todos de Tina Turner, Wilson Phillips e Lionel Richie a carne de carne. Apesar de sua experiência na forma, Bay mais ou menos videos de música para trás após o lançamento de seu primeiro longa-metragem, bad Boys, em 1995.

No entanto, como é o caso de muitos dos cineastas que surgiram na indústria através de meios semelhantes, o trabalho de música musical da Bay é fascinante para assistir a conhecer os filmes que ele dirigiu ao longo de sua carreira. Então, em homenagem ao lançamento próximo de seu mais novo filme, o Jake Gyllenhaal liderou ambulance, agora parece tão bom quanto qualquer um para olhar para trás no trabalho musical de Michael Bay e ver o quanto seu estilo tem - e não houver t - mudou nos últimos 30 anos.

Os primeiros dias

De acordo com o IMDB, Michael Bay dirigiu seus primeiros quatro músicos em 1989, começando com call Love por Poco. Todos os vídeos são previsivelmente menos polidos e mais paredados do que o Bay de filmes fez um nome para si mesmo. Dito isto, seus orçamentos mais baixos não impediram que Bay usasse muitos dos mesmos truques neles que ele continuou a implementar ao longo de sua carreira.

Por exemplo, vários dos vídeos apresentam o tipo de tiros de Steadicam de baixo ângulo de movimento rápido que a baía usou quase todos os seus filmes. Isso é especialmente verdadeiro para o video Call Love, com a baía atirando nos membros do Poco com uma mistura de Tiros de Guindaste e Steadicam. As imagens de baixo ângulo de vídeo permitem que a Baía inclua uma série de flares de lente, que vêm cortesia de uma janela superexposta ao fundo e fazem certos momentos pareciam que poderiam ter sido puxadas para fora de um dos filmes de transformadores da Bay.

Todos esses vídeos iniciais também mostram a tendência da baía, por falta de um termo melhor, pessoas lindas com sua câmera. O vídeo call Love Inclui vários momentos de muito bonito - e muito suado - homens e mulheres encostado contra carros de fumo ao pôr do sol. Se você olhar para essas cenas através de olhos apertados, seria fácil pensar que eles são de um dos filmes de transformadores da Bay.

Afender sua visão

De 1990 a 1994, Michael Bay continuou principalmente para fazer vídeos de música, e como todos os diretores de videoclipes, seu trabalho ao longo desses anos varia muito, dependendo do artista que ele estava trabalhando e o tipo de música que ele estava manipulando. No entanto, ao longo da totalidade deste período, o crescimento da baía como um estilista visual e cineasta é inegavelmente claro.

As lentes flares e os movimentos da câmera deslizante de seus primeiros vídeos de música continuam presentes em seu trabalho, mas em vídeos como Colin James 'Keep em me amar Baby, Bay pode ser visto experimentando mais com edição, movimento da câmera e composição. Quanto mais ele trabalha, quanto mais confortável ele se torna usando ângulos holandeses, e muitos dos vídeos de rocha que ele dirigiu de 1990 a 1992 são editados de maneira muito mais frenética, impressionista do que seu trabalho anterior.

Para quem viu um dos filmes de ação da Bay, a maneira como ele constrói vídeos para músicas como keep em me amar Baby e Tina Turner's love coisa vai se sentir muito reminiscente de como ele ainda atira e edita as peças definidas. Seu vídeo para a Winger's não pode obter enuff_, enquanto isso, sente particularmente indicativo de que os filmes da baía pareceriam. Não só tem os mesmos movimentos de câmera rápidos e rápidos e opções de edição agitada vistas em seus vídeos de música anteriores, mas também é preenchido com tiros de modelos seminuas mostrados em silhueta na marca laranja de marca registrada do diretor.

O crescimento da baía durante este período de sua carreira é importante, mas seu trabalho como diretor de vídeos musicais, em última análise, culmina em 1993, quando ele liga um projeto que se sente como uma declaração de missão para ele como um cineasta e artista.

um ponto de virada

Em 1993, Michael Bay dirigiu o icônico videoclipe para carne de carne. Fazer qualquer coisa por amor (mas não farei isso) _. O vídeo se abre com uma perseguição policial através de Los Angeles que não inclui apenas carros de polícia, motocicletas e um helicóptero, mas também ocorre ao pôr do sol, o que significa que toda a sequência é coberta por uma neblina laranja esmagadora. O escopo de orçamento do orçamento da abertura, combinado com seu estilo de edição estético e rápido, faz com que pareça uma sequência de um dos futuros filmes de ação da Bay.

Como um todo, o vídeo marcou um passo para a baía de seu trabalho anterior. Além do fato de que possui um orçamento significativamente maior do que muitos dos vídeos musicais, ele dirigiu nos anos anteriores, também mostra a Bay usando todos os seus truques visuais e editoriais favoritos, enquanto ainda dizem uma história completa. Notavelmente, o vídeo também vê a Baía experimentando mais com efeitos visuais, que é uma área de filme de blockbuster que ele se torna bastante familiarizado durante a segunda metade de sua carreira.

Seguindo qualquer coisa por amor, _ Bay dirigiu os vídeos musicais para mais duas músicas de loaf: rock e roll sonhos vêm através e objects no espelho retrovisor podem aparecer mais perto do que eles são. Os dois vídeos possuem a mesma edição frenética Estilo que a baía já se baseou em peso dele, e eles ainda apresentam algumas explosões de Bayhem-Esqueira. Várias grandes estrelas de cinema, incluindo Angelina Jolie e Robert Patrick, aparecem nos vídeos também.

um arco claro

Suas colaborações com carne de carne eram os passos finais que Michael Bay precisava tomar para estar pronto para direcionar seu primeiro filme. Ele fez exatamente isso em 1995 com bad Boys, e 27 anos depois, provou-se com ambulance que ele é tão especializado e idiossincrático de um artesão visual como ele estava de volta em 1993.

Tudo o que rewatching seu trabalho de vídeo musical prova é que, para um diretor que ama caos na tela e seqüências de ação não lineares, tanto quanto ele, o arco real da carreira de Michael Bay é bastante simples. Isso pode ser um pouco irônico, mas também explica por que ele é um cineasta tão conhecido e singular. Para colocar outra maneira: Michael Bay sempre teve seu próprio estilo - e seus primeiros vídeos de música provam isso.

_Michael Bay's mais novo filme, _ Ambulância, _begins jogando nos teatros na sexta-feira, 8 de abril

Comentários

Mensagens populares