França multas do Google, no Facebook Millions sobre o consentimento de rastreamento
Os reguladores franceses na quinta-feira multou ao Google e no Facebook um total de mais de 200 milhões de euros (US $ 226 milhões) para não torná-lo tão fácil para as pessoas se optarem por rastreamento on-line, pois é para eles aceitá-lo. O CNIL Data Privacy Watchdog disse que suas investigações descobriram que, enquanto os gigantes da U.S. Online deram aos usuários franceses um único botão para aceitar imediatamente os cookies, não havia uma maneira igualmente simples para que eles diminuam porque vários cliques são necessários para recusar todos os cookies.
Cookies são trechos de código usados para segmentar usuários da Internet para anúncios digitais e outros fins. Os governos europeus têm regulamentação mais rigorosas do que as U.S. que exigem que os sites solicitem permissão antes de rastrear a atividade de um usuário. Isso significa que as pessoas enfrentam menus pop-up quando visitam novos sites, mas há uma preocupação crescente de que muitos sejam configurados para torná-lo confuso ou tedioso se não quiserem dar consentimento.
Os visitantes do Facebook, a página principal francesa do Google e o YouTube estavam sendo cutucados a dizer sim, o que significava que eles não estavam livremente dando seu consentimento, uma violação das regras de proteção de dados franceses, disse a CNIL.
O Watchdog francês bateu o Google com uma penalidade de 150 milhões de euros (US $ 170 milhões) e Facebook com um 60 milhões de euros (US $ 68 milhões). Também ameaçou multas diárias de 100.000 euros se eles não tornarem mais simples para os usuários na França recusar cookies dentro de três meses.
Facebook, que foi renomeado Meta, disse que está revisando a decisão e está comprometida em trabalhar com as autoridades.
Nossos controles de consentimento de cookies fornecem ao controle de pessoas com maior número de dados, incluindo um novo menu de configurações no Facebook e no Instagram, onde as pessoas podem revisitar e gerenciar suas decisões a qualquer momento, e continuamos a desenvolver e melhorar esses controles, disse a empresa.
O Google disse: As pessoas confiam em nós para respeitar seu direito à privacidade e mantê-los seguros. Entendemos nossa responsabilidade de proteger essa confiança e estão se comprometendo a novas mudanças e trabalho ativo com o CNIL à luz da presente decisão.
Os cookies têm sido uma longa duração de preocupações de privacidade, porque podem ser empregadas para rastrear usuários pela Internet. Eles podem ser usados para ajudar a lembrar detalhes do login do site de alguém ou mais controversamente, para registrar o histórico de navegação na web de alguém para segmentar anúncios personalizados.
A penalidade francesa ressalta uma mudança mais ampla na indústria de anúncios digitais como Google e Facebook, que dominam o mercado, e os reguladores na Europa e na U.S. Trabalham em eliminar a eliminação de práticas de coleta de dados mais egregados. O Google anunciou planos para eliminar os chamados cookies de terceiros usados pelos anunciantes de seus navegadores cromados, embora ainda seja capaz de rastrear os usuários de seus próprios serviços.
Comentários
Enviar um comentário