Eu usei a câmera crua no S22 Ultra e nunca vou voltar
O Samsung Galaxy S22 Ultra possui um sistema de câmera prolífico que ajuda a competir com os melhores smartphones por aí. Isso se deve ao diversificado do telefone-e o que pode parecer grandioso para os minimalistas-equipamentos de câmera, que inclui uma câmera primária de 108MP, um sensor de grande angular, um telefoto 3x e uma câmera de zoom de periscópio de 10x.
- Quais são os benefícios de filmar no RAW?
- como o RAW melhora a fotografia no Galaxy S22 Ultra
- Câmera de estoque vs. especialista crua no Samsung Galaxy S22 Ultra
- onde especialista cru no Galaxy S22 Ultra Lacks
- Conclusão
- Imagem 1: Procurando o céu
- Imagem 2: Inside (to) Out
- Imagem 3: alcançando o céu
- Imagem 4: relíquias
- Imagem 5: Adeus sol
- Imagem 6: O retrato
- Imagem 7: TOPO-OFF
- Imagem 8: doce deleite
Conteúdo
- Quais são os benefícios de atirar no RAW?
- Como o RAW melhora a fotografia no Galaxy S22 Ultra
- Câmera de estoque vs. especialista crua no Samsung Galaxy S22 Ultra
- Onde o especialista crua no Galaxy S22 Ultra Lacks
- Conclusão
Mas em um telefone que apela aos usuários de energia, as configurações padrão não serão suficientes. O que você quer é experimentar as configurações e recursos pró-grau, incluindo fotografia bruta. Se você está intrigado, eis o que esperar desses recursos poderosos.
Quais são os benefícios de filmar no RAW?
O Galaxy S22 Ultra faz o melhor uso do chipset Qualcomm Snapdragon 8 Gen 1 e seu poderoso processador de sinal de imagem e mecanismo de IA, além da Samsung, sintonizou especialmente o software de câmera de 108MP para obter ótimos resultados em quase todas as condições. Mas o que estamos vendo aqui é o software.
Qualquer pessoa que tenha passado tempo suficiente brincando com câmeras teria ouvido falar do termo cru. Um arquivo bruto é o equivalente ao negativo em um rolo de filme. É uma versão não processada de uma imagem e é apenas minimamente compactada. Embora as imagens brutas adotem quantidades significativas de armazenamento, ele também permite que a imagem mantenha mais detalhes do que o tipo de JPEG ou uma imagem PNG que a câmera geralmente salva.
Os detalhes armazenados em um arquivo bruto permitem que você melhore a imagem através da edição, dando a eles um humor diferente ou alterando o ambiente drasticamente. Simplificando, o RAW tem os mesmos efeitos nas fotografias que a Red Bull tem nas suas glândulas supra-renais.
Em seguida, vou levá-lo através da minha experiência em filmar no Raw no Galaxy S22 Ultra e por que eu o recomendaria a todos que se encontram limitados pelos recursos de tiro do modo de câmera de estoque do telefone.
como o RAW melhora a fotografia no Galaxy S22 Ultra
Não pretendo sugerir que as imagens filmadas no JPEG são sempre ruins-ou pelo menos piores do que as presas no RAW. Os JPEGs são imagens pré-processadas que parecem ótimas para nossos smartphones e são perfeitos para fazer upload nas mídias sociais. Portanto, se você deseja adicionar rapidamente um filtro ou fazer uma edição menor, os JPEGs são a melhor opção.
As imagens salvas no formato JPEG são compactadas após serem filmadas para preservar o espaço de armazenamento. Mas, ao fazer isso, a câmera compromete os detalhes, especialmente nas áreas da imagem mal iluminadas ou subexpostas. No entanto, muitos desses detalhes são preservados em um arquivo bruto, mas, para explorá-los, você normalmente precisa ser adepto de ferramentas como a câmera RAW do Photoshop ou o Adobe Lightroom.
Felizmente, a Samsung fornece um aplicativo de câmera adicional chamado Expert Raw, que está disponível exclusivamente em apenas alguns de seus dispositivos de primeira linha. No aplicativo RAW Expert, você obtém uma interface idêntica ao modo Pro do aplicativo da câmera de estoque, mas, em vez de salvar imagens como arquivos JPEG, eles são salvos como arquivos brutos.
Câmera de estoque vs. especialista crua no Samsung Galaxy S22 Ultra
Estou usando um conjunto de imagens comparáveis que tirei usando o aplicativo de câmera de estoque e o aplicativo Raw Expert no Galaxy S22 Ultra, enquanto caminhava em um Patrimônio Mundial de 800 anos-o Minar Qutab-em Nova Délhi, na Índia. Para demonstrar como as fotografias cruas oferecem a capacidade de transformar significativamente uma imagem, usarei conjuntos de pelo menos três fotos. Cada conjunto inclui um JPEG capturado usando o aplicativo de câmera principal, uma versão não editada da foto tirada com o Expert Raw e uma ou mais versões editadas do mesmo arquivo bruto.
Para que você possa aproveitar todas as imagens sem compactação, clique em cada foto na galeria abaixo. Também os incluí em uma galeria Flickr no final desta seção para uma visão geral melhor.
Imagem 1: Procurando o céu
O primeiro conjunto de imagens tiradas com a câmera primária no Galaxy S22 Ultra capturam o minarete e a paisagem circundante em sua glória. Ambas as imagens mantêm detalhes suficientes para você visualizá-las na tela do telefone e não testemunhar nenhum rasgo. O tronco sinuoso da árvore é visível em ambos, assim como os tijolos usados nas estruturas muito atrás dele. É certo que o cru não editado parece relativamente mais escuro, com sombras misturando as folhas da árvore em uma enquanto o contraste no minarete dá um ruído extra.
Agora, veja a versão editada da mesma imagem. O céu foi destacado lindamente, tornando quase invisível a poluição da capital. A alvenaria no minarete e os edifícios circundantes foram destacados bem, enquanto a maioria dos detalhes das árvores foi restaurada. Além disso, os verdes mais quentes e os amarelos mais brilhantes dão à imagem uma aparência adequada à tarde de verão.
Imagem 2: Inside (to) Out
O seguinte conjunto de imagens mostra uma das entradas do complexo central da torre. As intrincadas esculturas nessas paredes de arenito vermelho teletransportam você de volta ao século XIII.
O JPEG abaixo usa o HDR para reter o céu azul e alguns detalhes sobre a estrutura abobadada do lado de fora, mas não possui detalhes. Ele também parece pálido e empalidecido em HDR em comparação com o cru ao lado dele. Este último mantém mais detalhes e tons mais quentes na parede de pedra do sol da hora dourada, mas o arco abaixo da cúpula e a árvore do lado de fora se fundem com o céu superexposto.
A terceira imagem é minha primeira edição do arquivo bruto. A luz foi propositadamente reduzida, mantendo o calor para um efeito mais dramático. A cúpula do lado de fora foi restaurada para mostrar seu topo. Isso foi alcançado sem nenhum compromisso nos detalhes.
Mas também há uma abordagem alternativa para isso. A imagem abaixo é minha segunda edição do mesmo arquivo bruto, e este se concentra em uma aparência mais vibrante. Isso tenta reverter o que os séculos de oxidação fizeram na parede de calcário vermelho. Enquanto isso, a cúpula e a árvore do lado de fora complementam o céu azul sem fundá-lo.
Enquanto eu prefiro a primeira edição, acredito que o segundo também terá seus tomadores.
Imagem 3: alcançando o céu
O seguinte conjunto de imagens mostra uma mistura de diferentes culturas. As estruturas e os pilares em primeiro plano foram construídos mais de 150 anos antes do minarete ao fundo.
O JPEG e o Raw, neste caso, capturam as estruturas na frente para quase perfeição, lavando levemente as cores na parede de tijolos atrás. A torre ao fundo também aparece um pouco desbotada nas duas fotos.
Com a edição mínima, as cores da torre foram restauradas e sua nitidez melhorou sem aumentar substancialmente sombras na imagem. Devo admitir que a câmera de estoque da Samsung também faz um trabalho igualmente bom, produzindo uma imagem bem definida da estrutura na frente. A escolha da temperatura da cor aqui será subjetiva, então deixarei a decisão para você.
Imagem 4: relíquias
Essas imagens se concentram principalmente na escultura em um dos pilares mostrados acima. Ambas as imagens não editadas capturam bons detalhes. No entanto, como o pilar está voltado para o oeste, a câmera captura naturalmente uma cor mais quente do que a cor original do tipo ferrugem.
Na minha escolha de edições para o arquivo bruto, priorizo a restauração da cor natural do pilar, escolhendo um tom mais frio para tornar a imagem mais palatável.
Imagem 5: Adeus sol
Meu próximo set capitaliza a capacidade da câmera de disparar direto para o sol. Isso foi levado às quase 19h. À noite, e os raios do sol poente absorvem tudo o que coincide com seu caminho. O JPEG aqui compromete a visibilidade do sol de iluminar as sombras, enquanto o brilho do sol também leva à difração dos raios solares ao longo da borda do minarete atrás dos pilares de pedra.
O cru e não editado captura o sol relativamente melhor, mas às custas das sombras mais escuras e um arco desbotado perto do sol.
As correções brutas editadas aumentando a luminescência das sombras, melhorando a nitidez do arco em segundo plano e as folhas na mesma área da imagem. Não apenas isso, mas se você olhar de perto, também poderá ver as inscrições no minarete mais claramente nesta versão.
Imagem 6: O retrato
Para este próximo conjunto de imagens, pedi à minha esposa que tivesse fotos de retratos com a câmera telefoto 3X no Galaxy S22 Ultra. A primeira imagem no conjunto tem um borrão de fundo em conformidade com as configurações padrão no modo retrato. Notavelmente, o borrão parece muito agressivo e quase como se estivesse na frente de um fundo falso-e certamente não gosto do resultado.
Além disso, as duas versões não editadas têm um tom significativamente mais quente em resposta ao sol brilhante.
Para a imagem editada, fui para brancos mais neutros (veja o texto na camiseta), o que também me ajudou a recuperar a cor dos pilares sem afetar meu tom de pele. Por fim, peguei a imagem bruta editada para o Photoshop e adicionei um borrão de fundo para fazer com que o retrato pareça mais realista e atraente-e estou feliz com os resultados.
Imagem 7: TOPO-OFF
As imagens a seguir capturam o minarete iluminado a uma distância distante ao anoitecer. O JPEG não editado ilumina a torre para capturar um céu mais brilhante do que o acionário, enquanto ainda escurece as sombras. O Raw não editado oferece melhor contraste, mas o céu parece muito cinza e sombrio por causa da poluição do ar. Os amarelos da luz âmbar no chão são retidos nas folhas, mas ainda precisa de algumas melhorias.
Esta é uma das minhas fotos favoritas, e foi por isso que fui para uma aparência mais dramática. No Raw editado, consertei a cor do céu e intencionalmente entorpecei as sombras para me concentrar no minarete. Os amarelos saturados dão uma aparência mais atraente, diluindo os detalhes. Se você está se perguntando sobre a minha escolha da decolagem do título, o Minaret parece um navio de foguete, com diferentes galerias dividindo-a em seções.
Imagem 8: doce deleite
Depois de um dia de caminhada, todo mundo é medicamente obrigado a reabastecer o açúcar no sangue-pelo menos, essa é a desculpa que me dei para poder valorizar essa deliciosa granita coberta com um marshmallow. Notavelmente, a iluminação quente do humor do restaurante faz com que a sobremesa realmente rosa pareça como areia e desagradável.
Para consertar isso, restaurei os tons da Granita à sua cor real, além de adicionar um tom mais frio ao fundo cinza-luz para ajudar suas cores a se sair enquanto faz com que o marshmallow pareça mais natural.
Se você deseja examinar todas essas imagens em qualidade superior, pode encontrá-las nesta galeria do Flickr.
onde especialista cru no Galaxy S22 Ultra Lacks
Embora eu tenha cantado louvores de quão bem o especialista RAW melhora a qualidade das imagens acima, existem algumas limitações que devo salientar. Primeiro, a escala ISO é restrita a um mínimo de 50, enquanto a câmera de estoque pode capturar imagens com valores ISO muito menores. Se você está se perguntando por que isso importa, o ISO mais alto se traduz em mais ruído nas partes mais escuras da imagem. Aumentar o ISO aumenta a exposição na imagem, mas também ocorre à custa dos detalhes. Além disso, o ISO mais baixo permite que a câmera de estoque capture uma faixa dinâmica mais alta, especialmente quando há uma diferença significativa na iluminação entre as partes brilhantes e as obras de um quadro.
A outra limitação é que a única maneira de tirar imagens sem ruído com pouca luz é diminuir a velocidade do obturador-ou aumentar o tempo em que o sensor da câmera está exposto à luz. A menos que você esteja usando um tripé, mesmo a menor vibração pode embaçar a imagem, levando seus esforços. Por outro lado, o aplicativo de câmera de estoque pega uma série de imagens em alta velocidade do obturador, mas diferentes níveis de ISO e as sobrepõe para uma foto noturna mais precisa. Portanto, a menos que você tenha paciência para tirar várias imagens usando um tripé e depois sobreviver manualmente, você está em desvantagem com a câmera cru-ou qualquer aplicativo com um modo Pro, nesse caso.
Conclusão
Uma vantagem do meu trabalho como revisor de tecnologia é que eu experimento inúmeros telefones, e tirar imagens com eles é um benefício e uma responsabilidade. De todos os telefones que usei nos últimos meses, acho que o Galaxy S22 Ultra é o melhor desempenho na maioria dos cenários, clicando em imagens de alta qualidade que podem entrar nas minhas mídias sociais, geralmente sem nenhuma edição.
No entanto, o desejo milenar de me superar e brandir minhas habilidades continua entrando. Acredito que os exemplos que compartilhei acima são convincentes o suficiente para mostrar que a câmera crua no Galaxy S22 Ultra faz uma diferença significativa e ajuda as imagens a se destacar, já que você tem paciência para sentar e editá-los.
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