5 tecnologias que você não sabia veio da Ucrânia
Todo o mundo tem seus olhos na Ucrânia agora, já que a Rússia continua sua invasão do país. Estamos descobrindo muitas qualidades admiráveis da nação negligenciada. Enquanto suas avós snícias se tornaram lendárias, o que pode não estar fazendo isso no centro das atenções é a longa história de inovação da Ucrânia. Apesar de décadas de opressão soviética, cientistas, inventores e engenheiros nascidos ucranianos, tornaram grandes contribuições para os produtos, muitos de uso e amor hoje. Como o país continua a estar sob ameaça, vale a pena parar para apreciar alguns dos adiantamentos pouco conhecidos, seu povo superou o mundo.
Conteúdo
- Discos rígidos de alta capacidade
- Transistores.
- Motores Piezo.
- Soldagem de arco.
* Helicópteros.
discos rígidos de alta capacidade
Lubomyr Romankiw cresceu em Zhovkva, uma cidade ucraniana ocidental ao norte de Lviv. Ele fugiu para o Canadá no início da regra soviética e ganhou seu diploma em Alberta, seguido por um mestrado e Ph.D. do Instituto de Tecnologia de Massachusetts. De lá, ele foi trabalhar na IBM e garantiu mais de 65 patentes, muitos dos quais ajudaram a estabelecer a base para a computação moderna.
Entre eles foi a patente para a cabeça magnética, que Romankiw co-autoria com David Thompson em 1979. Essa tecnologia melhorou exponencialmente tanto a capacidade de armazenamento quanto as velocidades de leitura-gravação em comparação com os dispositivos de armazenamento magnéticos rudimentares no momento. Em última análise, a IBM vendeu discos rígidos construídos com a tecnologia de Romankiw para Steve Wozniak, abrindo caminho para a Apple criar seu primeiro computador pessoal.
Transistors.
Os transistores são necessidades centrais para a computação moderna. Os fabricantes foram capazes de mineturá-los cada vez mais, a fim de aumentar o poder de processamento crescente em nossos telefones, computadores e eletrodomésticos. Um trio de engenheiros americanos muitas vezes recebe o crédito por inventar o moderno transistor de efeito de campo, mas na verdade nasceu Júlio Lilienfeld, que arquivou a primeira patente por isso. Lilienfeld estudou sob o físico reverenciado Max Planck, mas manteve um perfil relativamente baixo ao longo de sua carreira. Na verdade, há poucas evidências de que ele tentou engenharia fisicamente o transistor que ele havia projetado em papel, deixando-o para futuros inovadores para implementar e melhorar.
Motors Piezo.
Viacheslav Lavrinenko do Instituto Politécnico Igor Sikorsky Kyiv desenvolveu o primeiro motor piezo prático em 1964. Esses motores foram capazes de traduzir a corrente elétrica em energia mecânica com mais de 90% de eficiência. Essa tecnologia fundamental viu ampla aplicação, a partir de sistemas de foco da câmera, para próteses móveis, para aceleradores de partículas, para unidades de disco de computador. Em qualquer lugar que a ação mecânica boa, giratória, as probabilidades você encontrará um motor piezo.
soldadura de arco.
Em 1803, Vasily Petrov de Kharkiv, Ucrânia, descobriu o potencial para usar arcos elétricos para iluminação e materiais de soldagem juntos. Quase cem anos depois, Nikolai Benardos de Morave, a Ucrânia colocou essa teoria em prática e patenteada, o que é agora uma necessidade vital de trabalhar com o aço.
Outros ucranianos mais ucranianos fizeram progressos nesta frente, incluindo o desenvolvimento de Boris Paton de usar soldagem elétrica para tecido orgânico suave. Cosmonauts Valeri Kubasov e Georgi Shonin seguiriam mais tarde a soldagem de arco para o espaço e testar uma variedade de técnicas.
Helicopters
A Ucrânia tem um forte histórico na indústria aeroespacial, mas maior avião do mundo não é a única estrela. A Sikorsky R-4, desenhado por Kiev-nascido pioneiro da aviação Igor Sikorsky, foi o primeiro helicóptero de produção do mundo. Foi também o primeiro helicóptero usado pela Força EUA Aérea, Marinha e da Guarda Costeira, e da Força Aérea do R.U. e Marinha.
conceitos helicóptero tinha sido saltando em torno desde os tempos de Da Vinci, e gerou vários vôos de teste limitados. A tecnologia evoluiu para autogiros, que estavam muito protótipos de pesquisa para o que se tornaria o helicóptero moderno. Não foi até de Sikorsky VS-300 que as patentes desenvolvidas na época foram colocados juntos em uma aeronave de trabalho. O VS-300 iria, em última análise conduzir à produção em massa de R-4. Antes do R-4, Sikorski já havia desenvolvido o primeiro avião de passageiros do mundo, os Muromets Ilya.
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