Digerati50: Thinesh Kumar Flattens jogando campo para os pequenos caras

_ Digital News Asia (DNA) continua sua série que os perfis de 50 influenciadores que estão ajudando Economia Digital forma de Malaysia, de Digerati50 2020-2021 (Vol 4), uma publicação impressa bienal especial lançado em julho de 2020. A cópia digital pode ser baixado a partir do link da barra lateral. _

_ O seguinte em uma versão expandida do artigo que apareceu pela primeira vez na edição impressa em junho 2020. _

Era 2016. Thinesh Kumar estava começando os preparativos para tirar os produtos de saúde e empresa de soluções, Raxxon diagnóstico Sdn Bhd, para o próximo nível. Ele apresentou uma proposta para um grande projeto, apenas para descobrir algo desanimador - o próprio concurso já teve um vencedor predeterminado. Ele e os outros participantes, basicamente não tinha chance.

Esta falta de transparência no processo de aquisição frustrado Thinesh. Ao discutir o assunto com seus amigos Lakshman DAS e Sharath Bani, eles se depararam com uma idéia inovadora. Por que não criar uma plataforma que os vendedores ligados ou distribuidores para as empresas, em vez de passar por um processo de licitação complicado?

Thinesh acabaria por vender Raxxon Diagnóstico e usar os fundos para lançar Tenderin Sdn Bhd, a empresa que viria a desenvolver a sua idéia em uma solução full-fledge. E assim, Lapasar nasceu.

Lapasar é, simplesmente, um mercado online semelhante ao Lazada e shopee, só que ele é B2B em vez de B2C. A plataforma essencialmente traz a conveniência de serviços B2C e-commerce para clientes corporativos olhando para comprar necessidades de escritório e suprimentos. A idéia é fazer compras mais rápido e mais barato, eliminando a necessidade de propostas.

Mais importante, Lapasar é projetado para remover barreiras para pequenas empresas para obter grandes clientes. Acessando clientes corporativos pode ser um desafio para os fornecedores, como o processo de registro típico pode levar semanas, sem nenhuma garantia de que as ordens serão dadas. Em Lapasar, os fornecedores podem registar-se na sua plataforma e ter acesso imediato a grandes corporações.

É uma idéia central que funciona. A partir de 2019, Lapasar tem alcançar um crescimento de transações de mais de 20 vezes desde a sua criação, com uma base de dados de mais de 10.000 fornecedores e serviços de todo Malásia.

Em 11 de julho, 2019, Lapasar garantiu US $ 500.000 (RM2.09 milhões) financiamento para acelerar o crescimento. A rodada de investimento foi liderado pela empresa VC SeedPlus sediada em Cingapura, investindo junto com firma VC-based KL NEXEA.

[Ed: Thinesh levantou a US rodada $ 1,82 milhões em julho de 2021. Antes disso, em junho de 2020, depois de este artigo foi publicado, ele girou Lapasar na adaptação às oportunidades levantadas pela pandemia. Hoje Lapasar é um B2B plataforma de compras por atacado para pequenos varejistas.]

Pensando para trás, Thinesh não acho que eles iriam chegar até aqui. “Começamos o negócio com os pressupostos positivos e negativos. Acreditávamos que poderíamos fazer processos de aquisição melhor com a nossa plataforma livre. Mas, ao mesmo tempo, isso é realmente algo que podemos fazer?”

Enquanto o protótipo para Lapasar trabalhou em escalas menores, eles rapidamente descobriram que ele era muito esquelético para servir grandes corporações. Eles se reuniram o máximo de informações que precisavam para fazer uma versão que funcionou, mas então eles perceberam que estavam com falta de financiamento.

Não foi até um investidor anterior de Raxxon diagnóstico ofereceu algum financiamento que Lapasar poderia voltar à pista. Até então, Thinesh sabia que era um ponto de não retorno - o produto teria de ser concluída, de uma forma ou de outra.

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A solução funcionou. o primeiro cliente da Lapasar foi Telekom Malaysia. “Nós não conhecia ninguém lá. conexões NO. Era apenas pura confusão. Uma combinação de nosso entusiasmo, energia, pode-do espírito, mesmo ingenuidade que de alguma forma gostaram “, lembra Thinesh. A plataforma é claro ainda era um trabalho em andamento, mas não há nada como começar uma das maiores empresas do país, como o cliente âncora para um produto novo. A equipe colocar nas horas necessárias para garantir a plataforma de lançamento foi bom o suficiente e, em seguida, continuou a melhorar em-lo diariamente. Lapasar desde então tem conseguido cerca de 20 parceiros corporativos, os gostos de Tenaga Nasional e Malásia Aeroportos. Estas empresas podem ter de 60 a 70 unidades de negócios cada um, contribuindo para o crescimento de transações acima mencionado.

Um desafio mais difícil, no entanto, foi em encontrar parceiros fornecedores para se juntar à plataforma. Foi uma experiência humilhante para Thinesh, que enfrentou muita relutância. Eles precisavam de cerca de cinco a fornecedores ativos dez no Vale Klang para que Lapasar ao trabalho. Centenas de chamadas foram feitas para os fornecedores, o que levou a quase 200 se inscrever.

Se qualquer coisa, todo o processo de parto Lapasar tem sido uma tremenda jornada de crescimento para Thinesh. Uma das maiores lições que aprendeu é nunca levar um produto inacabado ao mercado. “Fizemos isso no início, pois havia muita pressão, e nós não poderia esperar mais. Nós trouxemos um sistema que está inacabada ao mercado, e quase perdemos o nosso primeiro cliente “, diz ele.

“Mesmo se as coisas demoram mais tempo, agora sabemos que é mais importante para garantir a sua qualidade.”

Outra lição? Nunca confie em suposições. Para prima, suposições positivas e negativas estarão lá, mas o importante é perseverar e acreditar no produto. Digerati50 2020/2021 é orgulhosamente patrocinado pela Maxis - Powering's 5G Era.

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